PROJETOS/AÇÕES



-->
Governo do Estado do Pará
Secretaria de Estado de Educação
Escola Estadual de Ensino Médio “Visconde de Souza Franco”

Relatório de atividades
No dia 11 de outubro, ocorreu no Auditório da Escola Visconde de Souza Franco o lançamento do Projeto “Da página ao palco”. Integrante do Programa Ensino Médio Inovador/ Jovem de Futuro, este projeto objetiva a integração das artes literária e dramática, oportunizando aos alunos uma leitura além do livro e uma experiência inovadora no que diz respeito às percepções artísticas.
No evento, a professora Melissa Alencar destacou a gênese do projeto como sendo uma atividade de sala de aula que ganhou grandes proporções pelo entusiasmo dos alunos, já que a apresentação das turmas aconteceu no auditório a partir das leituras obrigatórias do vestibular, apenas como atividade da disciplina Literatura do 1º ano.
A professora destacou ainda a extensão do projeto aos alunos de outras séries, com o intuito de incorporá-lo ao ProEMI/JF, construindo a visão integradora do Programa.
Segundo a organização da professora, as oficinas serão ministradas por duas atrizes de teatro paraense. As turmas que estudam no horário da manhã, serão acompanhadas pela oficineira e desenvolverão seus trabalhos no contra turno. Já as turmas da tarde, receberão auxílio da oficineira Janaína e realizarão atividades no turno da manhã.
As oficinas iniciarão no dia 25/10, ocorrendo às terças e quintas, com duas horas de duração. Pela manhã, das 8h às 10h, e pela tarde, das 13h30 às 15h30. Encerram-se as atividades das oficinas no dia 22/11 e posteriormente a equipe planejará uma apresentação no auditório da escola para toda a comunidade Soufran. Cogita-se, ainda, a produção de um Auto de Natal.



_________________________________________ 
Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Escola Estadual de Ensino Médio “Visconde de Souza Franco” 
Relatório de atividades 
Contando com a participação de 100 alunos dos turnos da manhã e da tarde e dos professores Rosana Elleres, Socorro Santos, Alda Regina e Daniel Loureiro, a escola Visconde de Souza Franco visitou as instalações do SENAI na travessa Mauriti, esquina com Avenida João Paulo II, a fim de participar do projeto “Mundo SENAI”. Às 13h30, os alunos foram levados por dois ônibus cedidos pela instituição e lá foram recebidos pelos guias do evento. Primeiramente levados ao auditório, todos participaram de uma palestra que objetivou mostrar o grande momento que as áreas dos diversos cursos profissionalizantes vivem, com um crescimento de ofertas de vagas e o próspero mercado de trabalho que aguarda por tais profissionais. Em seguida, a psicóloga do IEL, Aline Barros, conversou com os participantes sobre o perfil buscado pelas empresas, as grandes dificuldades encontradas por elas nos profissionais e dicas sobre como conseguir estágio. Após este momento, os alunos puderam conhecer os espaços destinados aos cursos, dentre eles, Panificação, Soldagem, Refrigeração, Eletroeletrônica, Manutenção de motores, etc. A cada espaço, uma equipe de alunos da instituição explicava sobre o funcionamento do curso e a partir de então, nossos alunos aproveitavam para tirar suas dúvidas. A visita terminou com um lanche oferecido pelo SENAI e o retorno de nossos alunos à escola.
Os alunos da Escola Visconde de Souza Franco ouvindo a palestra no Auditório do SENAI.
A Psicóloga Aline Barros conversando com os participantes sobre os perfis buscados pelas empresas e sobre dicas de como arranjar um estágio.
Os alunos iniciam a visita aos espaços do SENAI. Na foto, uma das unidades móveis, com o curso de Eletroeletrônica.



Os alunos ouviam um dos organizadores do evento. Ele falava sobre o trabalho das unidades móveis e sua facilidade para atender a algumas localidades.



Visita à sala dos cursos de pintor predial, encanador hidráulico e outros. Neste momento, os alunos se viram em contato com a prática dos cursos oferecidos pela instituição.


 Visita ao estande do curso de Técnico em Refrigeração. Os alunos aproveitam para tirar dúvidas sobre o curso de Técnico em Soldagem.



 Os alunos observam um carro exposto durante o evento no curso técnico de Manutenção de motores. Os alunos posam para foto durante o evento. -->


_______________________________________________________________________________
    Ação Cidadania
    Profª Angie Yêda P. do Nascimento
    Turmas: 1104 
                 1106 
    Disciplina: Sociologia
    Com o objetivo de sensibilizar os seus alunos com relação as manifestações de atitudes agressivas ocorridas recentemente, a Profª Angie está realizando com os alunos pesquisas sobre assuntos relacionados a essa temática sugeridos pelos próprios alunos, tais como: Bullying, Violência Doméstica, Violência Urbana, Rivalidade entre escolas e Homofobia.
    As atividades estão sendo realizadas na sala de informática onde os alunos estão utilizando como ferramenta, o Editor de Texto e a Internet.
    A exposição dessas atividades será no dia 01 de junho onde acontecerá a culminância da Ação de Cidadania com a emissão de documento de Identidade para a comunidade.
     

    SEMANA DA CIDADANIA
A Semana da Cidadania teve como objetivo discutir grandes temas sociais, onde foi proposto aos professores e alunos a discussão de temática voltada à cidadania, tão presente no mundo dos jovens. A partir da seleção dos temas motivou os grupos a refletirem o papel do cidadão no mundo moderno, como modo de construção de sua identidade e produção de sentidos para a vida.

Atividades propostas: a partir do tema proposto, iniciou a pesquisa dos alunos, sobre direitos e deveres humanos, política, estatuto do idoso, da criança e adolescente, educação ambiental, preservação do ambiente em sala de aula, benefícios e malefícios na Internet, crimes na internet, Internet e a mídia, etc..,
Através de produção de textos, vídeos, fotos, slides, fotomontagem cartilhas produzidos em sala de aula e formatados na sala de informática. A culminância se deu com exposição dos trabalhos no hall da escola. Com emissão de documentos de identidade.

SEMINÁRIO DE GEOGRAFIA

O Professor Robson de geografia  desenvolveu atividade na sala de informática, com o objetivo de incentivar os alunos na prática de pesquisa, elaboração de slide e apresentação de seminário utilizando as TICs da sala de informática. Várias temáticas foram utilizadas dentro do conteúdo, como os conflitos entre os povos e minerais.

________________________________
PROJETO DO CÍRIO
É um projeto de grande relevância na comunidade escolar, que ao longo dos anos vem se ampliando para novas experiências de fé, solidariedade e união. Acontece durante o 2º semestre com culminância na sexta-feira que antecede o círio (2º domingo de outubro). Nesse projeto ocorrem diversas ações:
• Campanha de arrecadação de alimentos para doação à comunidade carente assistida pelo Santuário de Nazaré, preparação dos alunos que querem participar do projeto;
• Espiritualidade dos alunos e funcionários que irão acompanhar a romaria do Círio puxando um dos carros de arrecadação;
• Mini-círio no entorno da escola;
• Vigília cidadã ( presta apoio de acolhimento aos promesseiros que passam em frente a escola em direção ao Santuário de Nazaré com distribuição de água e frutas e permissão para o uso dos banheiros da escola;
• Decoração da fachada da escola;
• Café da manhã para todos os alunos;
• Homenagem prestada no momento da passagem do carro que conduz a imagem da Virgem de Nazaré , com a participação da Banda Marcial da escola.
• Almoço de confraternização dos funcionários e familiares.