ATIVIDADES/TEXTOS









GINCANA SOCIOLÓGICA

Dando continuidade as etapas avaliativas da 2ª série do ensino médio da E.E.E.M. Visconde de Sousa Franco, foi sugerido as turmas 1201, 1202 e 1203 uma atividade diferenciada, onde as mesmas fariam as suas atividades escolares no facebook (sociologianarede).
Com o objetivo de trabalhar de forma educativa com essa rede social, os alunos sairam das quatro paredes da sala de aula e entraram no espaço virtual sociológico.
Para tal, cada turma foi subdividida em três grupos, para melhor desenvolvomento das tarefas, sendo posteriormente postadas na rede social. O tema trabalhado foi Instituições Sociais, focando o Estado, a Família, a Religião e a Escola.
Tivemos algumas dificuldades, que foram devidamente superadas através das noções de disciplina, responsabilidade e trabalho em equipe, discutidas com as turmas.

Educadora Darling Costa.





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A SOCIEDADE FEUDAL NO TABULEIRO DE XADREZ
Os alunos das turmas 1101, 1102 e 1103 da manhã mostraram seu lado enxadrista na avaliação de História: após exercitarem o movimento de cada peça e seu significado no jogo, analisaram o significado de cada uma delas (rei, dama, torre, cavaleiro, bispo e peões) no mundo feudal. 
Alguns exímios jogadores se revelaram durante a atividade, enquanto alguns estavam tendo seu primeiro contato com o jogo/arte/esporte.
A atividade aconteceu graças ao apoio incansável - e paciência infinita - do Prof. Airton e de seu monitor campeão. A nossa SALA DE XADREZ é um recurso preciosíssimo e pode auxiliar a Escola inclusive na promoção da cultura de paz, uma vez que o xadrez simboliza uma batalha de forma lúdica, explorando a sociedade a as funções de cada personagem, e não apenas a guerra. Igreja, nobreza e camponeses se fazem presentes no tabuleiro, estimulando nossa compreensão do imaginário medieval.
Parabéns a todos os alunos !!






Profª Letícia  Carneiro (História)






O QUE DEVEMOS FAZER PARA MELHORAR A IMAGEM DA NOSSA ESCOLA
Primeiramente devemos ter vontade de melhorar como pessoa , pois somos capazes de tomar essa atitude e,buscarmos saídas e mudanças para melhorar a educação e por consequência nossa escola. Depois vamos colocar em prática essas mudanças tais como: estudar mais, tanto dentro como fora da instituição de ensino, ler sobre os acontecimentos atuais para obtermos mais conhecimentos. Além disso, respeitar nossa escola e as pessoas que aqui trabalham. Sem essas pessoas não vamos muito longe.
Dessa forma, a mídia possa deixar de mostrar somente os pontos negativos da escola pública e passar a apresentar os pontos positivos. Só assim vamos deixar de ser vistos como os piores estudantes de uma escola sem valor A mudança tem que começar a partir de cada um para atingir toda comunidade escolar.
Essa iniciativa pode começar aqui e agora!
Patrícia Martins Ferreira – Turma 2303/maio e 2011 (Atividade de Sociologia)
            Profª: Regina Julião

O QUE DEVEMOS FAZER PARA MELHORAR A IMAGEM DA NOSSA ESCOLA
PRECISAMOS
Precisamos ter mais disciplina e respeito em relação a nossa escola. Temos que entender que nossos direitos acabam onde começa os dos outros. Ninguém é mais do que o outro. As pessoas não se destacam por cor, raça, classe social. Elas se destacam pelo caráter, educação, inteligência que são frutos do estudo.
Precisamos ter respeito e consideração por quem nos ensina e realmente quer nos ajudar a termos um futuro melhor, quem contribui para a nossa escola e educação, seja o professor, o servente a merendeira os técnicos. Se não respeitarmos essas pessoas não respeitaremos mais ninguém.
Precisamos sonhar mais porque se não sonharmos nunca realizaremos coisa alguma. Temos que por em prática nossos sonhos, pois se ficarmos só nos sonhos eles não vão mudar nossas vidas.
PRECISAMOS ...
Vita Samila Souza Paiva Turma 2303/maio e 2011
Atividade de Sociologia
Profª Regina Julião




    
Profª.: Marília Freitas Corrêa
Atividade: Reflexão sobre a violência nas escolas
Turmas: EJA103
              2204
Turno:Tarde
Com objetivo de proporcionar uma reflexão sobre os comportamentos de violência ocorridos nas escolas, a Profª Marília está realizando com os seus alunos uma discussão sobre esse assunto, resultando na produção de cartazes.
              





















ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO VISCONDE DE SOUZA FRANCO
DIRETORA: MARILENA GUIMARÃES            PROFESSOR: ANSELMO JÚNIOR

ALUNO(A): ________________________________________          TURMA: _______

APOSTILA DE TERMOLOGIA – TERMOMETRIA – PARTE 1

01. (Fatec-SP) Calor é:
(A) energia que aumenta em um corpo quando ele se aquece.
(B) energia que sempre pode ser convertida integralmente em trabalho.
(C) energia que jamais pode ser convertida integralmente em trabalho.
(D) o agente físico responsável pelo aquecimento dos corpos.
(E) uma modalidade de energia em trânsito.

02. (Cescea-SP)) Escolha a opção que completa corretamente as lacunas do texto: "Por muito tempo, na história da Física, considerou-se que o calor era uma propriedade dos corpos, que a possuíam em uma quantidade finita. Este conceito errôneo desapareceu no final do século XVIII. E hoje sabe-se que calor é uma forma de (1)________e, portanto, não tem sentido falar em (2) ______________''.
(A) (1) temperatura;            (2) aquecimento dos corpos.
(B) (1) energia em trânsito; (2) calor contido nos corpos.
(C) (1) pressão;                    (2) energia contida nos corpos.
(D) (1) força ;                      (2) trabalho realizado por um corpo .
(E) (1) momento;                 (2) energia cinética de um corpo .

03. (Fatec-SP) Calor é energia que se transfere de um corpo para outro em determinada condição. Para essa transferência de energia é necessário que entre os corpos exista:
(A) uma diferença de temperatura.
(B) vácuo.
(C) contato mecânico rígido.
(D) ar ou um gás qualquer.
(E) não sei.

04. (Unimep-SP) Numa das regiões mais frias do mundo, o termômetro indica -76o F. Qual será o valor dessa temperatura na escala Celsius?
(A) -60           (B) -76          (C) -50,4        (D) -103         (E) n.d.a.

05. A temperatura de um gás é de 127o C que, na escala absoluta, corresponde a:
(A) 146 K           (B) 200 K     (C) 300 K     (D) 450 K           (E) 400 K

06. (UECE) Uma estudante de enfermagem observa que a temperatura de certo paciente variou, num período, de 5o C. A variação correspondente na escala Fahrenheit será de:
(A) 4o F            (B) 9o F           (C) 12o F      (D) 13o F          (E) 18o F

07. (UERJ) Uma temperatura na escala Fahrenheit é indicada por um número que é o dobro daquele pelo qual  ela é representada na escala Celsius. Essa temperatura é:
(A) 140o C         (B) 148o C         (C) 160o C    (D) 130o C          (E) n.d.a.

08. (Unimep-SP) Mergulham-se dois termômetros na água: um graduado na escala Celsius e o outro na Fahrenheit. Espera-se o equilíbrio térmico e nota-se que a diferença entre as leituras nos dois termômetros é igual a 92. A temperatura da água valerá, portanto:
(A) 28o C ; 120o F.        (B) 32o C ; 124o F.        (C) 75o C ; 167o F.                (D) 60o C ; 152o F.        (E) n.d.a

09. (Mackenzie-SP) Certo dia foi registrada uma temperatura cuja indicação na escala Celsius correspondia a 1/3 da respectiva indicação na escala Fahrenheit. Tal temperatura foi de:
(A) 80o C           (B) 41,8o F        (C) 41,8o C               (D) 26,7o F         (E) 80o F

10. (UFAL) A equação de conversão de uma escala X para a escala Celsius é dada pela equação Tx = (5/4)Tc - 20 onde Tx é a temperatura em graus X e Tc a temperatura em graus Celsius. Pode-se afirmar que os pontos fixos da escala X correspondentes à fusão do gelo e à ebulição da água sob pressão normal são: respectivamente:
(A) -20o X e 125o X               (B) 0o X e 95o X           (C) -20o X e 105o X                (D) 10o X e 105o X        
 (E) 20o X e 125o X

11. (UFAL) Um termômetro A foi calibrado de modo que o ponto de gelo corresponde a 2o A e o ponto de ebulição da água corresponde a 22o A. Esse termômetro de escala A e um termômetro de escala Celsius indicarão o mesmo valor para a temperatura de:
(A) 2,5                    (B) 25                     (C) 13              (D) 7,5                    (E) 5,0

12. (UFAL) A altura h da coluna capilar de um termômetro mede 4 cm a 10o C e 16 cm a 50o C. A 0o C a altura h, em cm, será de:
(A) 0               (B) 0,5                    (C) 3,0                    (D) 2,0                    (E) 1,0

13. (Fatec-SP) Certa escala termométrica adota os valores -20o E e 280o E, respectivamente, para os pontos de fusão de gelo e ebulição da água, sob pressão de 1 atm. A fórmula de conversão entre essa escala e a escala Celsius é:
(A) TE = TC + 20           (B) TE = TC - 20           (C) TE = 3TC + 20
                    (D) TE = 3TC - 20          (E) TE = 3TC

14. (Mackenzie-SP) Um pesquisador necessita determinar a variação de temperatura sofrida por um corpo, porém dispõe apenas de um termômetro calibrado numa certa escala X, a qual se relaciona com a escala Celsius, através da relação Tc = 2Tx + 10. Uma variação de 10o X corresponde, na escala Celsius, a uma variação de:
(A) 30o C           (B) 20o C           (C) 40o C           (D) 50o C           (E) 100o C

15. (UNIFOR-CE) Uma escala termométrica A foi criada por um aluno, é tal que o ponto de fusão do gelo corresponde a -20o A e o de ebulição da água corresponde a 30o A. A temperatura Celsius em que as escalas A e Celsius fornecem valores simétricos é:
(A) -26,6o C        (B) -13,3o C        (C) 18,8o C         (D) 13,3o C         (E) 26,6o C

16. (FIA-SP) Um termômetro foi graduado segundo uma escala arbitrária X, de tal forma que as temperaturas 10ºX e 80ºX correspondem a 0ºC e 100ºC, respectivamente. A temperatura em X que corresponde a 50ºC é:
(A) 40ºX            (B) 45ºX            (C) 50ºX            (D) 55ºX            (E) 60ºX
17. (MACKENZIE) Um turista brasileiro sente-se mal durante a viagem e é levado inconsciente a um hospital. Após recuperar os sentidos, sem saber em que local estava, é informado de que a temperatura de seu corpo atingira 104 graus, mas que já “caíra” de 5,4 graus. Passado o susto, percebeu que a escala termométrica utilizada era a Fahrenheit. Desta forma, na escala Celsius, a queda de temperatura de seu corpo foi de:
(A) 1,8ºC           (B) 3,0ºC           (C) 5,4ºC           (D) 6,0ºC           (E) 10,8ºC

18. (MACLENZIE) O quíntuplo de uma certa indicação de temperatura registrada num termômetro graduado na escala Celsius excede em 6 unidades o dobro da correspondente indicação na escala Fahrenheit. Esta temperatura, medida na escala Kelvin, é de:
(A) 50K             (B) 223K            (C) 273K            (D) 300K            (E) 323K

19. A escala de temperatura Fahrenheit foi inventada pelo cientista alemão Daniel Gabriel Fahrenheit (1686 - 1736). Ele teria usado para 0°F a temperatura do dia mais frio de 1727, na Islândia, marcada por um amigo e para 100°F a temperatura do corpo da sua esposa, num determinado dia. Se isso é verdade, então:
(A) no ano de 1727, na Islândia, a temperatura atingiu marcas inferiores a -20°C;
(B) no ano de 1727, na Islândia, a temperatura não atingiu marcas inferiores a -10°C;
(C) nesse dia, a sua esposa estava com febre;
(D) nesse dia, a sua esposa estava com a temperatura inferior à normal (37°C);
(E) é impossível, pois 100°F corresponde a uma temperatura superior à máxima possível para o ser humano.

20. (UF-Londrina) Uma escala termométrica E adota os valores –10ºE para o ponto de gelo e 240ºE para o ponto de vapor. Qual a indicação que na escala E corresponde a 30ºC?
(A) 55ºE            (B) 65ºE            (C) 66ºE            (D) 54ºE            (E) 38ºE



EEEFM Visconde de Souza Franco