segunda-feira, 11 de abril de 2011

DESPERTANDO TALENTOS

O núcleo de Atividades de Altas Habilidades Superdotação (NAAHS-PARÀ), tem com o objetivo principal favorecer a aprendizagem, a estimulação dos potenciais, o desenvolvimento acadêmico, social, artístico e intelectual dos alunos da rede pública de ensino. Está iniciando esse ano letivo com uma exposição itinerante nas escolas da rede metropolitana de Belém dando visibilidade as ações oferecidas aos alunos nas multiplas áreas de habilidades através de oficinas práticas e informatizadas de: Artes, Artes Cênicas, História, Ciências, Literatura. As inscrições estarão sendo realizadas pela equipe Técnico-pedagógica do NAAHS nas escolas de acordo com o calendário abaixo:

Agenda da Exposição Itinerante:

11/04 Escola Paes de Carvalho

12/04 Escola General Gurjão

13/04 Escola Augusto Meira

14/04 Escola Maroja Neto

18/04 Escola Sta Maria de Belém

19/04 Escola Rui Barbosa

20/04 Escola Dr. Freitas

As inscrições continuam na Escola Vilhena Alves

De segunda a quinta das 8:00h às 11:00h

Venha mostrar as suas habilidades!

VAGAS LIMITADAS!! TURMAS MANHÃ E TARDE!! DUAS AULAS SEMANAIS!!




sábado, 2 de abril de 2011

JORNADA PEDAGÓGICA SOUFRAN 2011

A Escola Visconde de Souza Franco realizou no período de 25 de março a 01 de abril, a sua Jornada Pedagógica que teve como tema “Educação de qualidade: Direto de Todos”, onde professores, servidores (Secretaria e Biblioteca) e a equipe técnico-administrativa tiveram a oportunidade de refletir e discutir temáticas relacionadas ao contexto escolar, afim de desenvolver uma prática pedagógica que atenda as reais necessidades e anseios da comunidade escolar, a partir do respeito à diversidade.

terça-feira, 22 de março de 2011

Carta aberta dos professores lotados em laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar

Vimos, por meio deste, manifestar nossa preocupação com a condução do processo de lotação dos professores nos espaços pedagógicos especiais das escolas da rede estadual de ensino (SEDUC), principalmente, os laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar.

Até 2004, a portaria de lotação 09/2004, determinava que a lotação de professores seria de 100, 150 e 200 h, porém estabelecia que a jornada de trabalho seria de 4, 6 e 8 horas, respectivamente. Tal jornada de trabalho sempre foi considerada injusta pelos professores que desejavam trabalhar nos Laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar, posto que os diferenciava dos demais professores (medida discriminatória) e já que cumprem sua jornada em hora-aula de 45 min.

Na prática, a situação era a seguinte: um professor com 20 h semanais, em uma determinada disciplina, trabalhava 3 dias na semana e no 4º dia iria à escola para ministrar apenas 2 aulas. Porém, o professor lotado nos Laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar era obrigado a trabalhar os 5 dias da semana, 4 h (hora relógio) por dia, o que caracterizava distorção.

O resultado concreto, obtido com tal regra, foi que a maioria dos laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar ficaram fechados, sem funcionamento, pois a regra imposta não atraía os professores, ou seja, foram raríssimos os casos de professores que apresentaram projetos e solicitaram lotação nos espaços pedagógicos. Em muitos casos eram professores readaptados que aceitavam trabalhar em tais espaços; muitos sem nenhuma formação específica.
Após várias mobilizações e debates, em 2007, a SEDUC reconheceu que a reivindicação dos professores era justa e estabeleceu tratamento igual aos dispensados aos demais professores, lotados nas salas de aula convencionais; ou seja, passou a prevalecer a visão teórica e técnica de que os Laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar são efetivamente "salas de aula", nas quais os professores lotados exercem a regência tanto quanto os demais.

Nos debates que nortearam a elaboração da portaria 219/07, os professores e seu sindicato sustentaram a necessidade da lotação de professores nos espaços pedagógicos. O mesmo fato ocorreu durante as plenárias regionais do Plano Estadual de Educação.

Finalmente, em outubro, foi assinada e em novembro foi publicada a portaria de lotação de nº 219/2007. Nela está garantida a lotação de professores nos nos Laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar com carga-horária de 100, 150 e 200 horas-aula; está também assegurada a tais profissionais todas as vantagens do magistério.

Na portaria 219/2007, no Art. 9, parágrafo III, alínea “b”, está assegurado que:

Será garantida a carga-horária em hora/aula, referente ao turno trabalhado, com as vantagens do magistério”.

Porém, a portaria também estabelece alguns critérios para que um professor seja lotado no Laboratório de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar, a alínea “a”, do mesmo artigo e parágrafo supra-citado, diz:

Será exigida a habilitação correspondente à natureza do ambiente e do programa ou projeto, mediante análise e autorização da SAEN”.

E a alínea “C”, do mesmo artigo e parágrafo, assegura que:

A permanência na lotação nos espaços pedagógicos especiais e programas e projetos, fica condicionada à avaliação de desempenho do projeto”.

Esse artigo é fundamental para evitar distorções e ineficiência, pois o professor lotado no Laboratório de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar fica ciente que deverá prestar contas sobre o andamento e execução do seu projeto, e o mesmo deve estabelecer metas a serem atingidas; esse mecanismo possibilita cancelar a lotação dos professores caso não executem o projeto apresentado.

Com a lotação dos professores laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar foram vários os projetos inovadores que surgiram no chão da escola, como por exemplo, o Aluno Repórter (de Bragança); a G.com, da escola Jorge Raposo, (de Icoaraci;) o Educarede (projeto que envolveu mais de 20 escolas estaduais, resultando em prêmio para a escola do Tenoné e a publicação de um livro de caráter nacional com a participação de alunos da escola Agostinho Monteiro); produção áudio-visual das escolas Magalhães Barata, Augusto Montenegro, do Outeiro, Pedro Carneiro, Palmira Gabriel, Helena Guilhon; o Projeto Rádio-Escola, os blogs escolares etc.

A conjuntura atual é de mudança de Governo Estadual e, consequentemente, uma nova gestão assumiu o comando da SEDUC e provavelmente editará uma nova portaria de lotação. Tal conjuntura é legítima, faz parte do regime democrático; porém, é necessário que as mudanças nas regras sejam transparentes, permitam a participação dos professores e de seu sindicato e, ainda, considerem a relevância dos espaços pedagógicos para o desenvolvimento de ações pedagógicas inovadoras.

A melhoria da qualidade da educação pública e dos indicadores educacionais nacionais, como por exemplo, o IDEB, só poderá ser atingida se a escola pública for dotada de boa estrutura física, formação dos professores, gestão democrática; o que inclui os espaços pedagógicos e a lotação de professores; caso contrário, as escolas passarão a contar apenas com as ultrapassadas aulas expositivas e os únicos recursos disponíveis serão os desgastados “giz e saliva”.

Além de tudo que foi exposto até aqui, ainda cabe um outro esclarecimento: a maioria dos Laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar que existem no Estado do Pará foram implantados pelo Governo Federal, por meio do ProInfo, PROMED, Projeto Alvorada, Mais Educação entre outros programas do Ministério da Educação (MEC) e que possui diretrizes e metas nacionais; portanto, se não for viabilizada a lotação dos professores o Estado não conseguirá cumprir as referidas metas e diretrizes, ficando na condição de inadimplentes com o Ministério da Educação.

Ass.: Professores dos espaços pedagógicos

quinta-feira, 3 de março de 2011

PROFESSORES SOUFRAN

Caros colegas

O nosso merecido recesso está chegando , é o momento em que todos nós de algum modo procuramos recarregar as nossas energias.

Vamos descansar, curtir a nossa família, dar uma atenção especial para a saúde, e para os que curtem o carnaval, brincar bastante.

E, renovados, nos encontraremos em breve para iniciar uma nova jornada, cheio de expectativas e novas propostas de trabalho.

Coordenadores da sala de informática (Profº José Raimundo, Profª Rosana e Profª Socorro)

COMUNICADO

Solicitamos aos senhores alunos que emprestaram livros na nossa biblioteca durante o período letivo de 2010, e por algum motivo ainda não os devolveram, que estamos aguardando a devolução dos mesmos.

Atenciosamente,

A direção

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Matricula 2011

Informamos aos senhores pais e responsáveis que estão interessados em matricular seus filhos na nossa escola, que continuamos com o plantão de matrícula na escola, nos três turnos.

Atenciosamente

A Direção

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CALOUROS SOUFRAN 2011



Parabenizamos os futuros universitários que conseguiram alcançar aprovação nos vestibulares 2011

A todos desejamos sucesso nessa nova etapa de suas vidas.

  1. DEIZIANE DE JESUS MARQUES CHAVES - TECNOLOGIA AGROINDUSTRIAL -UEPA

  2. DIONE MENDES FERREIRA - FILOSOFIA - UFPA

  3. CARMEN FRAUCILENE DOS SANTOS PINHEIRO - PEDAGOGIA – UEPA

  4. NAIRIM BRENDA SILVA DA LUZ - PEDAGODIA - UEPA

  5. JULIANA COSTA PEREIRA BAIA - ENFERMAGEM - UEPA/ODONTOLOGIA - UFPA

  6. SAMIRA CORREA - ENFERMAGEM - FAPAN/ BIOMEDICINA - FAMAZ/ FISIOTERAPIA- UEMA

  7. RODRIGO FREITAS CARNEIRO -TECNOLOGIA INDUSTRIAL- UEPA/ MATEMÁTICA-UFPA

  8. CASSIO TAVARES DE OLIVEIRA JUNIOR – ADMINISTRAÇÃO – IESAM

  9. PRISCILA EDUARDA PAIXÃO DA SILVA – RADIOLOGIA- UNAMA

  10. JORDILENE SILVA MONTEIRO – NUTRIÇÃO – UNAMA

  11. TAMNA IRIS PINTO DE ALMEIDA – BIOMEDICINA- UFPA

  12. ESTEFANO DA SILVA – LOGÍSTICA – UNIP

  13. JOSEFF DE LIMA EVALDT – DIREITO – FAPAN/FAP

  14. ANDERLON LUIS DE OLIVEIRA MOURA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESAMAZ

  15. ALESSANDRA DE FREITAS FARIAS – GEOGRAFIA – UFPA

  16. WILLIAMY QUEIROZ FÉLIX – GEOLOGIA – UFPA

  17. TAYNA WANY DO ROSÁRIO CUNHA – GEOLOGIA – UFPA

  18. RODRIGO SARAIVA DA SILVA – GEOGRAFIA – UFPA

  19. JOSEMAR BRITO DE SOUZA – QUÍMICA – UFPA

  20. ISABELA VASCONCELOS LIBÓRIO – CIÊNCIAS CONTÁBEIS – FAPAN

  21. ELLEN CRISTINA CUNHA – ADMINISTRAÇÃO – FEAPA

  22. ADRIELSON RAFAEL MELO DA SILVA – TURISMO - FAPAN

  23. IEDA Mª FALCÃO RISUENHO - ARTES VISUAIS - UFPA
  24. EDILSON SOUZA - MATEMÁTICA - UFPA
  25. PAULO ISAAC GOMES - GEOLOGIA - UFPA
  26. MAYZA MOTADOS SANTOS - FAZ (IPIRANGA)
  27. ANA PAULA SOUZA FONSECA - MUSEOLOGIA - UFPA
  28. ALINE PANTOJA DE ALMEIDA - PEDAGOGIA - UFPA (ABAETETUBA)
  29. GABRIELA DOS SANTOS AMORIM - COMUNICAÇÃO SOCIAL/JORNALISMO - UFPA
  30. ANA ILDA OLIVEIRA DA SILVA - PEDAGOGIA - UFPA
  31. ELISANDRA MONTEIRO DE SOUZA - AGROINDUSTRIA - IFPA (CASTANHAL)
  32. GISELE SOCORRO NOGUEIRA RIPARDO - SERVIÇO SOCIAL - FAPAN
  33. LORENE BIANCA ARAUJO TADAIESKY

a direção.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

MATRÍCULA 2011

Informamos aos senhores pais e responsáveis que estão interessados em
matricular seus filhos na nossa escola, que estamos disponibilizando um
plantão de matrícula na escola, a partir de 19/01/2011 nos três turnos.

Atenciosamente

A Direção

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

DEVOLUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO

Atenção galera Soufran!!

Fim de ano, está chegando a hora de devolver o livro didático.
Período: 17 a 24 de janeiro

Local: Biblioteca

A Direção

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

INSCRIÇÕES NO SISU

Atenção alunos soufran, que estão concluindo o ensino médio, fiquem atentos para a inscrição do SISU (Sistema de Seleção Unificada) que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de janeiro de 2011.O sistema utiliza as notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para preenchimento de quase cem mil vagas em 83 Instituições públicas, sendo 39 Universidades federais
Aqui no Pará o IFPA ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará) está ofertando 695 vagas.
No dia 22 de janeiro serão divulgados os resultados da primeira chamada. O candidato selecionado para sua primeira opção é automaticamente retirado do sistema e, caso não faça a sua matrícula, prevista para o período de 25 a 27 de janeiro perde a vaga.
Os que forem selecionados para a segunda opção de curso ou não atingirem a nota mínima em nenhuma das graduações escolhidas permanecem no sistema e podem ser aprovados nas chamadas subseqüentes. Não é necessário fazer uma nova inscrição.
Mais informações acessem o site http://www.sisu.mec.gov.br/
Soese