terça-feira, 11 de maio de 2010

POSSE DA NOVA DIRETORA SOUFRAN




















A professora MARILENA GUIMARAES LIMA, Pedagoga, especialista em Curriculo e Avaliação e Gestão Educacional, tomou posse na direção da Escola Visconde de Souza Franco no dia 26 de abril conforme Portaria nº.: 5504/10 de 22/04/2010. Dentre as suas propostas estão: atualizar e implementar o Projeto Politico Pedagógico, organizar e dinamizar o trabalho pedagógico, agilizar junto a Secretaria de Educação a reforma emergencial da escola, humanizar o sistema de lotação, bem como, organizar o processo eleitoral para a direção da Escola.

Sucesso à nova direção!!



Solicitação da taxa de Isenção - UEPA 2010

Estão abertas entre 04 e 21 de maio as incrições para solicitação da taxa de isenção para para o processo seletivo 2010 da UEPA, o resultado será no dia 20 de agosto. Serão ofertadas 10 mil isenções sendo 5.500 parciais e 4.500 parciais.
Para o processo seletivo Prosel 2010, serão destinadas 7.000 isenções sendo 4000 integrais e 3000 parciais.
Os candidatos beneficiados com isenção parcial deverão pagar uma taxa de R$30,00 (trinta reais) no ato da inscrição.
Para o programa Ingresso Seriado (PRISE) - subprogama XIV 1ª etapa serão ofertadas 3000 isenções, das quais 1.500 são integrais e 1.500 parcias, para a ultima modalidade os candidatos deverão pagar o valor de R$ 17,50 (dezessete reais e cinquenta cenatvos).
Para participar os candidatos deverão estar regularmente matriculados em escola pública ou bolsista integral, em escola particular e comprovar que não possui condições financeiras para o pagamento da taxa.
Para solicitar o pedido de isenção o candidato deverá apresentar os seguimntes documentos:
  • cópia da Identidade.
  • comprovante de renda do mês de abril de 2010, de todas as pessoas que residem na mesma casa e contribuem na renda familiar.
  • em caso de trabalho informal apresentar declaração, de próprio punho e legível, assinada pelo declarante.
  • atestado que cursou ou está cursando desde a 1ª série do Ensino Médio em escola pública, ou como bolsista integral em escola particular, com conclusão neste ano.
  • histórico escolar se concluiu todo o Ensino Médio em escola pública, ou como bolsista integral em escola particular.
  • o formulário de solicitação de isenção (disponível na internet) devidamente. preenchido.

Toda documentação deve ser entregue no período de 04 a 28 de maio, no horário de 08 às 14h no local descrito no edital do processo.

No Link abaixo você pode acessar a ficha de inscrição para a solicitação da isenção.

http://www.prodepa.psi.br/uepa/vest/isencao/form.cfm

Confira abaixo os editais:

ISENÇÂO DO PROSEL

http://www2.uepa.br/uepa_site/ascom/downloads/Edital28.2010-IsencaoPROSEL.pdf

ISENÇÂO DO PRISE

http://www2.uepa.br/uepa_site/ascom/downloads/Edital29.2010-IsencaoPRISE.pdf

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Novidades no Processo Seletivo UFPA 2011

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) decidiu adotar o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) como uma das fases da seleção para ingresso na Instituição.
A 1ª fase do vestibular da UFPA, que consistirá na prova do ENEM, deverá acontecer no mês de novembro e a 2ª fase em dezembro, antes dos feriados de fim de ano. O Listão de aprovados deverá ser divulgado nos primeiros meses de 2011.
Os candidatos farão uma única redação, a do ENEM, e esta será a única parte dessa primeira fase do vestibular da UFPA a ter um ponto de corte. Os exames de habilidades para os cursos de Artes, como Teatro, Dança, Música e Artes Visuais, continuarão a serem realizados pela UFPA. Em relação ao sistema de cotas, não haverá alterações em relação aos percentuais de vagas reservadas
A previsão do Edital com todas as regras e prazos do concurso deverá ser publicado até o final do mês de junho.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Banda Marcial Souza Franco

Estão abertas as inscrições para o corpo coreográfico da Banda Marcial SOUFRAN. Os alunos interessados deverão apresentar no ato da inscrição (xerox do RG e comprovante de residência e atestado de escolaridade).
Período: 04 a 07 de maio de 2010
Horário: Manhã: 08:00 as 10:30
Tarde: 14:00 as 17:00
Noite: 19:00 as 20:00


a) coordenação

sexta-feira, 23 de abril de 2010

ATIVIDADE DO PROFESSOR

Seminário sobre Doenças Bacterianas e Viróticas
Objetivo: aprimorar o conhecimento através de projeção de imagens, relacionando-as com assuntos diversos (conteúdo programático) e cotidianos.
Professora: Sônia Nery
Disciplina: Biologia
Turmas 3ª série – manhã
Local: Laboratório de Biologia

MINICURSOS DO NTE

1 - História em Quadrinhos – Prof. Rosistela Oliveira
Data: 3, 5, 6 e 7 de maio
Local: NTE
Sala: 2
Horário: 8 às 12 h
Nº de vagas: 10

2- Portal Educarede – Prof. Maria do Carmo
Data: 3, 4, 5 e 6 de maio
Local: NTE
Sala: 3
Horário: 8 às 12 h
Nº de vagas: 15

3 – Projetos de Áudio – Prof. Franz Pereira
Data: 3, 4, 5 e 6 de maio
Local: NTE
Sala: 3
Horário: 14 às 18 h
Nº de vagas: 10

4- Portal do Professor – Prof. Anilza Brasil
Data: 3, 5, 6 e 7 de maio
Local: NTE
Sala: 2
Horário: 14 às 18 h
Nº de vagas: 15

5 - Fotomontagem – Prof. Jorge Andrade
Data: 4 e 6 de maio
Local: NTE
Sala: 3
Horário: 18 às 21 h
Nº de vagas: 10

6 - Google Docs – Prof. Juscelino Hernandez e Dilson Aires
Data: 3, 4, 5 e 6 de maio
Local: NTE
Sala: 2
Horário: 19 às 21 h
Nº de vagas: 15

7 - Instalação do Boto-Set-Cabano e configurações básicas – Prof. Luís Cavalcante
Data: 4, 5 e 6 de maio
Local: Laboratório da Escola Aldebaro Klautau
Horário: 14 às 18 h
Nº de vagas: 15

8 - Webquest – Prof. Jamille Galvão
Data: 10, 12 e 13 de maio
Local: NTE
Sala: 3
Horário: 15 às 18 h
Nº de vagas: 10

9 – Blogs Educativos – Aderilson e Sanches
Data: 4, 5 e 6 de maio
Horário: 15 às 18 h
Local: Escola - Sala de Informática
Nº de vagas: 15

10 - Vídeo - roteiro e filmagem - Ana Cecília e Petrônio Medeiros
Data: 30 de abril, 07, 21 e 28 de maio
Horário:
Turma 1: 8 às 12h
Turma 2: 14 às 18h
Local: Auditório do NTE
Vagas: 30 (15 para cada turma, sendo duas por escola).

OBS.: Para participar dos minicursos é necessário ter conhecimentos de informática e internet.
Faça a sua inscrição pelo Blog do NTE
Coordenação Profº Marcelo Carvalaho

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Curso de Introdução à Educação Digital

Novas Inscrições para o Curso Introdução à Educação Digital – 40 h

O curso visa promover a inclusão digital de professores e técnicos em educação. O curso é presencial e tem carga horária de 40 horas e o objetivo é apresentar aos professores e técnicos em educação o computador, o sistema operacional Linux (BotoSetCabano), os principais aplicativos do pacote BR-Office (editor de texto, de apresentação e planilha eletrônica) e a internet e suas possibilidades de uso pedagógico.

As aulas ocorrerão no próprio NTE Prof. Washington L. B. Lopes - NTE Belém - e temos vagas para os seguintes dias e horários:

Manhã

2ª e 4ª - 8 às 12 h - Prof. Aderilson Ribeiro

Tarde

2ª e 4ª - 14 às 18 h - Profª. Carolina Pitágoras

3ª e 5ª - 14 às 18 h - Prof. Sanches

Noite

2ª e 4ª - 18 às 22 h - Prof. Juscelino Hernandes

3ª e 5ª - 18 às 22 h - Prof. Jorge Andrade

Acessar a Ficha de Inscrição no blog do nte

terça-feira, 20 de abril de 2010

Produção dos alunos Ação Cidadania

A sala de aula e sua segunda casa!

A sala de aula e onde aprendemos a viver criar , onde discutimos,vencemos e principalmente, por um ano e o nosso segundo lar. E por isso mesmo que devemos respeitar as salas.
Devemos começar pela limpeza, que nos ajuda a ver o mundo de outra forma. Manter a sala limpa e manter á vida de maneira organizada e limpa .

“Manter a limpeza faz bem tanto a sua vida quanto ao mundo”

“Colabore, não suje sua sala assim seus colegas professores e auxiliares de serviço agradecerão”


“Sala limpa, turma amiga”

“Turma: 2301”
“Samira e Ana Paula”

___________________________________________________________
Soluções para alguns problemas

Aterros sanitários: forma segura e econômica de dispor o lixo, consiste na colocação do lixo no solo, onde é coberto por uma camada de terra em certo espaço de tempo embora esses métodos não tratem os resíduos, muitos matérias podem ser recuperados ou tratados de outra forma, como os resíduos biodegradáveis. Essa prática reduz os impactos ambientais na queima de combustível fóssil, entre eles o efeito estufa e a produção da chuva ácida.

Aterros controlados nesses locais o lixo é depositado no solo é coberto com uma camada de terra. As substancias produzidas pela decomposição da matéria orgânica ficam retidas no solo ou são perdidas para a atmosfera.

Usinas de compostagem : o lixo coletado é separado (plásticos,vidros,metais) e a matéria orgânica é processada de modo a obter um composto orgânico que posteriomemete é utilizado na agricultura ou ajardinamento.

Incineração: nesse local o lixo contaminado coletado de hospitais postos de saúde, farmácias, gabinetes odontológicos, e outros serviços, os materiais usados nesses estabelecimentos são queimados em fornos especiais em alta temperatura para torná-lo inofensivo a saúde publica reduzir seu peso e volume.

Turma: 2301
Leonardo André Chaves
Dasyke Silva Shiozaki

_________________________________________________________
ESPAÇO LIMPO

CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO

Mostrar aos alunos a importância da higiene mental, pessoal, do ambiente familiar e da escola, para melhorar suas condições de vida.

DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS
Que primeiramente os alunos valorizem a sociabilidade e a higiene respeitando colegas e o meio em que convivem, de forma a preservar o ambiente e o patrimônio escolar como forma de melhorar suas condições de vida, estendendo-se a comunidade.

• DEVER DO ALUNO:
*jogar lixo no lixo;

* manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas;

* preservar os trabalhos expostos pelos colegas.

• DEVER DA ESCOLA:
* organizar as carteiras na sala;

* limpar a lousa;

* manter as carteiras organizadas;

• COMO COLOCAR EM PRÁTICA?
* a organização e a conscientização dos alunos e funcionários é fundamental.

* divisão de tarefas: - alunos: colaboração e respeito
 funcionários: fiscalização e respeito

• MATERIAIS NECESSÁRIOS:
* lixeiras
- nas salas;
- no corredor;
- Lixeiras de reciclagem;

"O PROBLEMA DAS BOLINHAS DE PAPEL".


O problema bolinhas de papel a dor de cabeça de todos os professores e das auxiliares de serviço. Porque inventaram essa brincadeira?
• Primeiramente os alunos quando estão na sala de aula sem professores ficam entediados de ficar dentro de uma sala com quase 45 alunos. Isso é de enlouquecer qualquer um.
• Segundo muitos professores não ligam pro que os alunos fazem dentro da sala.
• Terceiro muitos alunos não tem paciência, ou para a escola apenas para não ficar em casa então eles inventam qualquer coisa que distraia.
Por isso eu vos dou uma idéia: dinamizem sua aulas isso faria com que os alunos saíssem daquela rotina de aulas todos os dias e os deixariam mais animados de vir para a escola, não só para estudar mas para brincar um pouco em forma de aula.

• As bolinhas de papel causam dois problemas numa sala de aula:
-sujam a sala de aula;

-podem machucar alguém.

Quando um aluno joga uma bolinha de papel no outro essa bolinha vai ficar sendo jogada pra lá e pra cá, até que num determinado momento a brincadeira acaba e as bolinhas ficam no chão,nenhum aluno se lembra de jogá-las no lixo,então o trabalho é todo das auxiliares de serviço.
Ao mesmo tempo em que ele brincando de jogar essas bolinhas ele suja a sala ele também machuca um aluno, a força com que essa bolinha de papel é arremessada pode machucar gravemente. Não interessa se é só uma brincadeirinha essa brincadeirinha pode machucar.


“SALA LIMPA,TURMA AMIGA..."


Quando o lugar em que você convive todos dias rotineiramente e você acaba o encontrando sujo como você se sentiria? por isso mantenha sua sala de aula sempre limpa, pois não e o seu quarto onde você pode fazer o que quiser, por isso não suje sua sala de aula. além disso o meio ambiente agradece a sua ajuda. Limpeza é essencial, principalmente nas salas de aulas que você convive diariamente. Por isso quando você estiver numa sala de aula não jogue lixo no chão e se você ver alguém jogar reclame ou se vê-lo no chão não interessa quem jogou apanhe e conscientize todos os seus colegas. Os funcionários agradecem toda sua colaboração...


Série: 3° ano Turma: 2301
ALUNAS: Ana Paula Raiol e Samira Oliveira

AÇÃO CIDADANIA

A Culminância da ação sobre a Cidadania, promovida pela Sala de Informática aconteceu hoje 20/04/2010, no hall da Escola, com a exposição das atividades realizadas pelos alunos no decorrer da semana e a emissão de documentos.
Durante a semana os professores das turmas participantes da ação, estiveram orientando seus alunos sobre a construção das atividades, utilizando a Biblioteca e a Sala de Informática na pesquisa e montagem de cartazes, fotos e slides.
A temática girou em torno da Cidadania na Política, no trabalho, na Internet, Jovem aprendiz, reciclagem, valores éticos na escola, meio ambientes e principalmente a valorização e o respeito pelo espaço escolar, apresentando projetos com propostas de melhorias no nosso ambiente escolar.
Agradecemos aos professores: Angie Yeda (Sociologia), Socorro Santos (PIP), Rosana Elleres (PIP), Flaviana (Química), Fátima Rebouças (Português), Rose Cunha (Portugues), Maercio (História), Anselmo (Física) que atuaram como motivadores das turmas envolvidas, a Parceria com os Professores José Lourenço (Matemática) e Rubens (Biologia) que proporcionaram a emissão dos documentos e o apoio no dia da exposição dos Professores. Marília (Português), Alda Regina (Português), Ida (Educação Física), Anselmo (Física), Edmilson (Biologia), o Grêmio e das turmas 1307 e 1201 e 2301.

Consulte o cantinho do aluno e conheça as suas produções!!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

SEMANA DA CIDADANIA

No período de 14 a 21 de abril está sendo discutido em nossa escola o tema Cidadania. Que tem como objetivo propor temas sociais, onde professores e alunos estão abordando assuntos voltados à cidadania, tão presente no mundo juvenil. A partir dessa temática, estimular os grupos a refletir o papel do cidadão no mundo moderno

A ação está sendo desenvolvida na escola, em uma iniciativa da coordenação da sala da Informática em parceria com a coordenação do laboratório de química do turno da Tarde, que percebeu a dificuldade dos jovens em compreender sobre seus direitos e deveres como cidadão.

Serão produzidos em sala de aula textos, slides, fotos, poesias, cartazes, etc. E formatados na sala de informática. A culminância será no dia 20/04 (terça-feira), com exposição dos trabalhos no hall da escola, concomitante a emissão de documentos.